quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Morador de Dracena faz sugestões ao prefeito para combate ao mosquito da dengue

Na carta Amorim menciona que: "em caso de negligência na execução do controle, os municípios podem ser autuados"


Imagem ilustrativa
Veja o inteiro teor:
"À Prefeitura Municipal de Dracena/SP
Aos cuidados do Sr. Prefeito Juliano Brito Bertolini

Prezado Senhor,

Na qualidade de morador desta cidade e de jornalista que acompanha todas as ocorrências na cidade de Dracena e, pressupondo que muitas ocorrências de doenças transmitidas através do mosquito Aedes aegypti possam ocorrer na cidade e,
Levando em consideração:

1- Denúncia sobre possíveis casos de dengue, feita pelo Jornal Interativo em 13 pp. (
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1549279095210879&id=140814886057314)

2- Esclarecimentos no Jornal da Vida, sobre Casos de dengue, zika e chikungunya despertam atenção do país (https://www.youtube.com/watch?v=CyvAgjMbF3I)

3- Matéria apresentada nesta terça, 14/01, pela TV Fronteira, sobre casos de dengue em Dracena, na qual uma funcionária confirmou que há diversos casos de suspeitas de dengue na cidade, sendo que a repórter afirmou que “Dracena está sem inseticida na fase adulta há oito meses”  (https://globoplay.globo.com/v/8234470/)

4- Comentário no programa Bom Dia Brasil, na Rede Globo de Televisão, também nesta terça-feira, que houve mais de  Mais 1.540.000 casos de denque, sendo que 782 foram a óbito, no ano passado, além dos casos de Zica e Chikungunya (doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti) (https://g1.globo.com/bom-dia-brasil/)

5- Que, o combate e prevenção das doenças em questão é dever do Estado, sendo que os “governos municipais são responsáveis pelo combate prático” (https://www.nexojornal.com.br/expresso/2015/12/02/Qual-%C3%A9-a-responsabilidade-do-poder-p%C3%BAblico-no-combate-%C3%A0-dengue-e-ao-zika)

6- O debate entre comunicadores e Dracena e o Sr. Antenor de Oliveira, sobre aumento dos casos de dengue,promovido em 20/06/19, inclusive com a minha participação (https://www.youtube.com/watch?v=kIWP44Vlf1A&t=22s)

7- Que, “em casos de negligência na execução do controle, os municípios podem ser autuados. Foi o que aconteceu na cidade paulista de Estrela D'Oeste, quando o Ministério Público Federal e o Ministério Público de São Paulo pressionaram o governo municipal a intensificar a vigilância. Em 2015, a cidade, de 8 mil moradores, registrou mais de 900 casos de dengue.”
(https://www.nexojornal.com.br/expresso/2015/12/02/Qual-%C3%A9-a-responsabilidade-do-poder-p%C3%BAblico-no-combate-%C3%A0-dengue-e-ao-zika)

8- Que temos uma imprensa disposta a levar informação à sociedade para que se conscientizem sobre a prevenção da (s) doença(s), a qual já informou que: “no ano passado, a VE registrou em Dracena 996 casos de dengue.”

9- Que, deve haver de parte deste chefe do Executivo a boa vontade e a obrigação (5,7) de levar a saúde a todos.

 

10- O descaso dos governantes para com a saúde da nação


Venho através desta, sugerir que haja uma solução para que seja evitada a mesma quantidade de dengue, como foi a do ano passado em nossa cidade, procurando larvicidas e inseticidas  alternativas através de amplo debate com especialistas do ramo e inclusive, verificar a possibilidade de usar o veneno descrito pelo Sr. Antenor, acima citado.

 

Por outro lado esclareço que em Seminário Regional, questionei o Sr. Dr. Jorge Yoshinobu  Chirrara - Diretor Regional Saúde da Região de Presidente Prudente, sobre o uso de venenos alternativos, o qual passou a pergunta para a Sra. Ivete Diretora Regional Anexa à Sec. Est. Saúde (Sucen), a qual me informou que há de se verificar a eficácia do veneno alternativo, sendo que, caso seja de seu interesse entrar em contato com ambos, tenho e posso dispor, com a anuência dos mesmos, de seus telefones/WathsApp.


Sugiro ainda que veja minha matéria intitulada: Prefeitura de Dracena apresenta balanço das atividades realizadas no combate à dengue em 2015, a qual poderá ser de muita utilidade para a gestão atual (
http://www.amorimsanguenovo.com/2016/01/prefeitura-de-dracena-apresenta-balanco.html)

Atenciosamente,
Dracena, 15 de janeiro de 2020

_______________________________
Clovis da Silva de Amorim
CPF 455.858.888-15 – Mtb/SP 59868"



Nenhum comentário: