segunda-feira, 28 de agosto de 2017

SP Serviços: mais de 30 serviços públicos na palma da mão

Loja gratuita de aplicativos do Governo do Estado de SP alcançou mais de 7 milhões de downloads; ferramenta facilita vida do cidadão


SP Serviços, loja gratuita de aplicativos do Governo do Estado de São Paulo que reúne mais de 30 apps de 23 órgãos estaduais, ultrapassou os 7 milhões de downloads durante o mês de março.
Em um única ferramenta, o usuário tem acesso aos serviços públicos através de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Além do Poupatempo Agendamento, Guia de Serviços e Achados e Perdidos, há informações sobre o Detran.SP, Metrô, CPTM, Corpo de Bombeiros, Acessa SP, CDHU, parques estaduais, entre outros.
Desenvolvida pela Prodesp, empresa de Tecnologia da Informação do governo paulista, a SP Serviços está disponível gratuitamente para os sistemas iOS e Android.
Veja abaixo alguns exemplos do que é possível acessar pelo aplicativo:
A ferramenta do Poupatempo permite agendar data e horário para ser atendido nas unidades, além de consultar prazos, taxas e documentos necessários. Quem agenda a emissão de documentos como o RG ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) recebe um link para saber o que é necessário fazer para obtê-los.
Pelo app do Detran-SP é possível consultar multas, pontos na carteira e situação dos veículos, além do acesso a um simulado da prova para quem vai fazer o exame da primeira habilitação.
É possível consultar mapas e informações em tempo real da situação das linhas de transporte público pelos aplicativos do Metrô e CPTM, além dos itinerários de ônibus intermunicipais das regiões metropolitanas de São Paulo.
Outra facilidade é a consulta de débitos inscritos na Dívida Ativa do Estado (PGE-SP), nota e frequência de alunos “Diário de Classe” (Secretaria da Educação) e autenticidade de guias de transporte animal e vegetal (Secretaria da Agricultura e Abastecimento), além de informações e acompanhamento de pedidos ao SIC – Serviço de Informações ao Cidadão (Arquivo Público do Estado).
Já na ferramenta da CDHU é possível pedir a segunda-via de boletos de financiamento imobiliário dos programas habitacionais do Governo do Estado.
E no Atendimento Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), os consumidores podem apresentar e acompanhar o andamento de queixas sobre os serviços de saneamento, gás canalizado e energia elétrica.
Também estão disponíveis os aplicativos do Corpo de Bombeiros, de consulta à Nota Fiscal Paulista, Cetesb, Tribunal de Contas do Estado, Secretaria do Meio Ambiente, Procon, entre outros.
Há ainda games educativos como o SP x Dengue, sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti,  e o Bem-te-vi, programa educativo do Detran-SP e da Polícia Militar sobre educação no trânsito. E toda vez que um novo aplicativo é integrado ao SP Serviços, o usuário é avisado com um alerta de “novo”.
Como Baixar
A oferta de aplicativos e informações de utilidade pública faz parte da estratégia do Governo do Estado de ampliar o acesso à informação e prestação de serviços públicos, utilizando todas as formas de tecnologia à serviço da população. Para baixar o SP Serviços, basta buscá-lo nas lojas de aplicativos apropriadas ao seu dispositivo (Google Play ou App Store).
Da redação com Governo de São Paulo

Nenhum comentário: