segunda-feira, 29 de junho de 2020

Efemérides: Hoje é Dia do Papa


Dia do Papa é comemorado anualmente em 29 de junho.

Francisco (em latim: Franciscus)S.J., nascido Jorge Mario Bergoglio (Buenos Aires17 de dezembro de 1936), é o 266º Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado da Cidade Estado do Vaticano, sucedendo ao Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013

Esta é uma data religiosa que tem o propósito de homenagear o trabalho do líder da Igreja Católica Apostólica Romana: o Papa. Eleito pelo Colégio dos Cardeais, esse posto é vitalício.
Papa, do latim Papa, e do grego Pappas, significa "papai". Ele é o maior líder religioso entre os católicos, com o poder e obrigação de disseminar entre todos os demais membros do clero a palavra de Deus e, consequentemente, para todas as pessoas com fé nesta doutrina.
A sede do Papado é no Vaticano, um estado independente localizado dentro da cidade italiana de Roma.
O Dia do Papa é celebrado em 29 de junho em referência a São Pedro, que teria sido o “pai da Igreja Católica” e primeiro Papa da história, conforme narra a Bíblia.
Acredita-se que São Pedro morreu em 29 de junho de 64 d.C, durante o período em que ainda havia uma grande perseguição contra os cristãos.
Atualmente, o Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio, nome de batismo) é o nome do 266º Papa da Igreja Católica, e o chefe do Estado do Vaticano desde março de 2013, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou do posto em fevereiro do mesmo ano.



Atualização às 10 horas
Papa Francisco preside na segunda-feira, 29 de junho, à celebração eucarística por ocasião da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo (no Brasil a festa será no domingo, 28). Depois da missa na Basílica Vaticana, o Pontífice rezará o Angelus da janela de seu escritório com os fiéis na Praça São Pedro



Nenhum comentário: