terça-feira, 21 de agosto de 2018

Saiba quem é – Mauro Bragato


Mauro Bragato (Promissão8 de dezembro de 1953) é um político brasileiro.Filho de Antenor Bragato e Marina Mastellini Bragato, foi criado na região de Presidente Prudente, onde se formou em sociologia pela Unesp.Iniciou sua carreira política ainda no movimento estudantil, ocasião em que ingressou no Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e participou ativamente da luta pela redemocratização do país. atualmente no PSDB.


Carreira política
Foi eleito deputado estadual em 1978 pelo MDB, passando para o PMDB, foi reeleito sucessivamente para outros quatro mandatos, permanecendo no cargo até o final de 1995. Na Constituinte paulista de 1989 apresentou mais de 60 emendas, período em que foi eleito vice-presidente da Assembleia. Em 1995 ingressou no PSDB e foi eleito prefeito de Presidente Prudente.
No período foi eleito quatro vezes presidente da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema. Entre 2001 e 2002, Mauro Bragato foi membro do conselho de administração das empresas de Energia Elétrica do Estado de São Paulo e assessor do MEC, tendo participado da implantação do Programa Bolsa Escola no Estado de São Paulo.
Em 2002, candidatou-se a novo mandato de deputado, ficando com a 2ª suplência da coligação. Em maio de 2004, assumiu a Secretaria da Habitação do Estado.
Em janeiro de 2005, Mauro Bragato tomou posse para exercer seu sexto mandato de deputado. Foi eleito presidente da Comissão de Relações do Trabalho na ALESP e integra a Comissão de Economia e Planejamento da ALESP.
Foi presidente das principais comissões permanentes da Casa, e atualmente preside a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento. Foi reeleito nas eleições de 2006 (110.146 votos), 2010 (123.283 votos) e 2014 (175.839 votos). Foi líder da bancada do PSDB.
Em 2002 começou um processo contra ele na Justiça, por improbidade administrativa relacionada à Comissão de Licitação do município, no período em que foi prefeito do município de Presidente Prudente (SP), de 1997 a 2000.
Depois de 14 anos de decisões e recursos, o juiz Carlos Eduardo Lombardi Castilho, da 1ª Vara Cível de Presidente Prudente (SP), determinou em abril de 2016 a perda imediata do mandato do deputado estadual e ex-prefeito Mauro Bragato (PSDB).
Por acreditar em erro judiciário (na ação não foi configurado dolo, enriquecimento ilícito nem vantagem pessoal), continua com recurso especial no STJ (Superior Tribunal de Justiça) para reaver o mandato.
Em 2 de julho de 2016 foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo o ato da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que declara a perda do mandato do Deputado Estadual Mauro Bragato (PSDB), que estava em seu nono mandato parlamentar.
No lugar de Bragato, assumiu o suplente João Caramez (hoje no PSB), que foi convocado, também pela Mesa Diretora.

Por tradicão, Bragato que também ficou conhecido com o "sempre deputado Mauro Bragato", tem mantido em sua candidatura o número 45125, desde quando tem se candidatado a deputado estadual e este ano não foi diferente.

Da redação com TSE e Wikipedia atualizada até 21/08/18

Nenhum comentário: